segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Não vim a esta vida a passeio

Não vim a esta vida a passeio assim como ninguém veio com esta finalidade, mas parece que muitas vezes é o que acontece, nos acostumamos a passar e passear pela vida sem dar na realidade um sentido e/ou uma contribuição efetiva para que o mundo reconheça nossos feitos e/ou nossas marcas quando partirmos. Talvez falar 'mundo' pareça algo grandioso, mas este 'mundo' pode estar relacionado ao mundo de alguém, pois cada um de nós seres viventes somos um mundo particular.
Então foi em uma conversa com um amigo, coisa bem informal, aliás papinho tranquilo que temos todo santo dia, ou quase todo, que me saiu esta expressão.... Fulano, eu não vim na vida a passeio! Tá na hora de eu acordar e fazer algo por ela, afinal, perdí muito tempo com depressões, com desestímulos, falta de coragem prá viver!! Ele me olha e diz... Mas tu tá esquisita hoje.... E eu pensei, não, eu não tô esquisita, eu fui até então uma pessoa esquisita e anti social, que se escondia da vida, quando na verdade precisava acordar prá ela!!!
Lembrem, não viemos a passeio, precisamos descobrir qual a nossa função e desempenhá-la com muita coragem!!!
A minha, por incrível que pareça, me persegue!!!risos... Sim, eu que não me dei conta dela e ao não suportar o peso que ela me atribuía caí sem ter perspectivas de levantar e muito menos de enfrentar as situações que fossem parecidas, só que a gente não foge da nossa missão e eu não sou exceção, só pude me esconder dela, mas chegou o tempo de viver e cumprir o meu papel... Vim prá fazer "caridade" e caridade gente, é muito, mas muito mais do que ser caridoso com as pessoas que nos são caras, aquelas que são educadas, que nos retribuem... Caridade de verdade é fazer o bem ao outro, principalmente para aqueles que jamais te retribuirão e por isto mesmo necessitam de caridade... E é principalmente, fazê-la silenciosamente, sem sair bradando que ajudou, colaborou, contribuiu... Isto eu sei fazer... Mas caridade de verdade mesmo é algo a se aprender todos os dias e a impressão que eu tenho é que não será neste tempo-espaço que eu conseguirei cumprir a minha missão por completo, portanto, irei fazer tudo o que puder e se alguma lição de casa não ficar bem feita, tenho a certeza de que me será dada em uma outra vivência a oportunidade de concluir!!!!

Pessoas Caranguejo


Há algum tempo atrás lí um texto que falava sobre o caranguejo, no momento achei interessante, mas não o passei adiante, mas hoje sem motivo aparente, mas com certeza pelo fato do texto fazer-me pensar e refletir, resolví repassá-lo aqui...

"Certa vez um amigo me contou que na sua infância morou próximo ao litoral, num lugar onde as pessoas pegavam caranguejos para o jantar. Ele me disse que conforme iam pegando os caranguejos, jogavam-nos dentro de um balde ou de um cesto e que se houvesse apenas um caranguejo no cesto, era preciso colocar uma tampa para que ele não saísse. Mas se houvesse mais de um, não era necessário tampar. Isto não fez sentido pra mim até que ele explicou o resto da história. Ele disse que, quando há mais caranguejos juntos, um fica puxando o outro, de modo que nenhum consegue sair."

Lendo este texto mais uma vez, acabo por dar-me conta de que pessoas que tem baixa auto-estima e falta de coragem para ir em frente não dão muito valor aos talentos alheios e muito menos aceitam que o outro possa estar em uma situação melhor, usando de artifícios como frases destrutivas e fazendo pouco caso das conquistas alheias, tentando assim como o caranguejo manter o outro na mesma cesta da insatisfação que lhes consome.

Em nossa vida diária, devemos prestar muita atenção naquilo que ouvimos e aprender a filtrar as mensagens recebidas, pois com certeza em nosso meio existem muitos caranguejos!!!

Devemos enfrentar a oposição do caranguejo e mesmo que passemos por momentos de insegurança, acabaremos por experimentar a liberdade, e aumentaremos nosso potencial e realização pessoal.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Vida por um Fio


Para morrer basta estar vivo!! Só que muitas vezes não nos damos conta disto e acabamos por adiar a vida... Deixando para depois coisas importantes como se dedicar a amar e demonstrar amor pelas pessoas que nos são caras. Quando nos damos conta, pode ser tarde demais, a nossa vida ou a do outro poderá ter se extinguido...

Não é de hoje que questiono a falta de tempo, a correria diária e as coisas que muitas vezes vou adiando, só que a vida é muito frágil para ser adiada, é necessário que saibamos fazer com que o tempo conspire a nosso favor!!!


Nestes últimos dias acontecimentos marcantes me fizeram parar e refletir profundamente na fragilidade da vida.... Pensei nas bençãos que nos são dadas todos os dias e que por acreditarmos que 'fazem parte' já não valorizamos como deveríamos... Afinal podermos caminhar livremente, respirar com normalidade,escrevermos, lermos, ter saúde perfeita, são bençãos que nos são dadas e que podemos a qualquer momento perdê-las e não por falta de merecimento e sim justamente pela fragilidade da vida em si. Deitamos totalmente normais e podemos nos acordar com limitações ou mesmo não acordar...


E assim, refletindo nesta fragilidade, sentindo que a vida está sempre por um fio, que reitero a mim mesma a importância de amar, demonstrar carinho, dar atenção, me doar totalmente às pessoas todos os dias como se este fosse o último... E poderá ser!!!