sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nostalgia

Sem me dar conta a nostalgia entrou no meu ser e eu acabei vindo falar sobre ela....

Parece que me sinto um pouco revoltada com os acontecimentos atuais onde a educação, o carinho, o amor foram trocados por "favores"... Não sou tão antiga,mas sou do  tempo que as pessoas procuravam ser educadas, doces, que procuravam algum tipo de a fazer para poder sustentar a sua fome e a de seus familiares....

Talvez hoje meus familiares tenham até esquecido, por um lapso ,tudo o que vivemos, mas na minha memória tudo aquilo ficou muito bem gravado...

Quando ainda menina morava em uma Estação Experimental e havia um senhor que ficava alí pela volta limpando e quando me via, brincava... "Dá pão pro velho" e eu mais do que ligeiro ía na cozinha pedir para a minha mãe... Pão pro velho mãe.... Mesmo que ele tivesse trabalho, fazia de brincadeira, mas acabava ganhando uma guloseima por merecimento, um por ter feito uma criança se sentir útil e outro por ter trabalhado também.


Sou de um tempo que as pessoas não ficavam esperando pelo que os outros dessem... Meu pai ensinou muita gente a pescar seu prórprio peixe e eu creio que por isto tenho em mim esta coisa bem marcada de que não devemos esperar que as coisas caiam do céu ou das mãos que trabalham e sim de nosso próprio esforço.

Vejo com um quê de angústia as pessoas mendigarem e acharem que isto é o certo... Por mais motivos que se tenha, a vida não está fácil eu sei, superpopulação, falta de emprego, comida escassa, mas isto não é desculpa para ficar a espera de um milagre ou de um sacrifício alheio. Gente, tem muito pátio precisando de capina... Doentes em hospitais que a família remunera para serem cuidados...Cachorros a espera de um banho, de um passeio e de um carinho... Sim, tem gente que tem cachorro em casa não como se fosse da família, mas como cão de guarda e ele também necessita de amor... E com certeza o dono dará um pão, um trocado em troca do trabalho... 

As pessoas esperam começar do topo, não entendem que normalmente a gente começa do nada... Valorizo quem varre rua... Pelo menos ganha seu dinheiro e não mendiga... valorizo todas as pessoas que lutam pela vida, pois eu fui ensinada assim...

Nada na minha família foi nos dado de graça... Tivemos muita coisa, aliás tivemos sempre o necessário, educação, cultura, carinho pelas pessoas... Isto que vale e que hoje em dia não se vê mais...

Achava tão lindo ver meu pai se referir ao pai e mãe dele como "papai" e "mamãe"... Hoje se vê pais e mães serem chamados pelo nome de batismo... Me faz triste tudo isto e assim me dou conta de que apesar de não ser centenária, já não sei mais viver em um mundo caótico e desregrado.

Assistí meu pai ensinar a profissão de engraxate para um menino... Ele deixava a caixa na nossa casa, vinha pela manhã, tomava café, e saía para o trabalho, antes de ir embora, levava para seus pais o dinheiro arrecadado com orgulho para sustentar a família....

Sim, estou nostálgica.... estou triste em viver em um mundo onde as pessoas acham bonito escravizar uns aos outros... Onde o dinheiro manda... Só que se um dia acabar as plantações, acabar os alimentos, será que estas pessoas que só pensam em ganhar e tirar dinheiro dos outros não ficarão frustradas por não poder se alimentar dele????


Nenhum comentário:

Postar um comentário