quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Separação...Pais e Filhos são para SEMPRE!!!


Aprendí a analisar as coisas ao meu redor, passei a ter olhos de ver e ouvidos de ouvir...Parece estranho dizer isto, mas passei minha vida filtrando sem querer o que vía ou ouvia... Nunca enxerguei as coisas como realmente são... Maldade era coisa inexistente para mim, algo que eu não conseguia ver ou ouvir de verdade, como se não conseguisse entender... Mas nunca é tarde para que se aprenda a ter atenção em tudo e saber distinguir onde existe maldade intencional, onde reside a bondade verdadeira, enfim, enxergar a realidade tal qual ela é, creio que é mais doloroso, mas é na dor que aprendemos a ser fortes e corajosos.

Em outro post comentei que amor se conquista e que muitas vezes pais e mães não conseguem conquistar o amor de seus filhos, algumas vezes apenas respeito e outras nem isto, só mesmo medo... Que triste... Mas cada pessoa é um mundo próprio e neste mundo pode não existir amor, nem mesmo amor próprio e quem não tem amor por si não tem como conquistar o amor do outro!! Quando isto acontece, não acho que seja algo agradável, mas é necessário não julgar, deixemos que um dia em alguma situação a pessoa própria se julgue e mude se ainda for tempo...

Conheço vários casos assim, de pais abandonados por filhos, de filhos abandonados por pais, de desamor, desrespeito e assim penso, como fui e sou feliz por ter pais equilibrados, amorosos tanto entre eles quanto com os filhos, conquistando destes não só amor mas muito respeito e admiração.

O que me causa tristeza mesmo é notar que nas gerações atuais, casais tem filhos sem saber nem mesmo o que significa ser pai/mãe. Não entendem que pai e mãe são para sempre e filhos também!!!
Ser pai ou mãe acarreta uma responsabilidade muito grande, é a construção de um novo ser humano que deveria sim ter uma boa estrutura, mas não é o que posso sentir... Não que eu ache que quando um casamento chega no limite ele não deva ser desfeito por causa dos filhos... Penso que deve ser desfeito logo que o casal sinta que não há mais amor e antes que o respeito pule a janela, pois aí a vida de vários seres estará em jogo.

Quantos casais ao verem o final do casamento chegar, começam a passar para os filhos imagens denegridas de um e de outro?? Como disse, pai, mãe e filhos são para sempre... Mesmo não morando junto com pai e mãe, não se pode fazer com que o filho tenha desde pequeno uma péssima imagem de um ou de outro, temos que nos colocar em equilíbrio e nunca despejar sobre os filhos a amargura que temos pelo outro, assim como filho não deve participar ativamente dos problemas dos pais e muito menos saber sobre suas intimidades, seus desafetos, pois acabam por construir um novo ser desequilibrado... Cada um tem que passar pelo seu relacionamento ou término dele sem envolvimento dos filhos, para que assim a relação entre pais e filhos sejam saudáveis para sempre mesmo que os pais optem por nunca mais se verem!!! Esta coisa de quando o casamento não vai bem despejar em cima dos filhos todos os acontecimentos,acaba por deixar o indivíduo tão confuso que não irá mais saber em quem confiar e em quem crer, e na verdade, o pai ou mãe pode sim ser pessoa íntegra e maravilhosa e ter tido seus motivos para algumas atitudes, mas que devem ficar entre eles... Quando um relacionamento acaba não há um culpado... Como cantava Cássia Eller... "O prá sempre sempre acaba"... Um relacionamento pode ter fim de forma saudável, ou não... Mas pelo menos deve ser passado para os filhos que pai e mãe é para sempre!!!

A parte magoada de um relacionamento tende sempre a colocar o filho contra o outro que o magoou e feriu, mas na verdade um relacionamento a dois tem que ser mantido assim, a dois... Quando acaba, devemos esquecer o que passou, a vida segue em frente, afinal nós somos um ser inteiro e não uma metade que precisa da outra metade para viver!!!

Tenho certeza de que filhos de pais separados agradecem quando os mesmos são maduros o suficiente para não colocá-los na linha de frente desta separação!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário