quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os psicopatas estão entre nós...

Ao contrário do que muita gente imagina, o psicopata não tem uma característica física de violência, muito pelo contrário, eles são meigos e dóceis para assim conseguir atrair as suas vítimas.

Psicopatia não é doença gente, não a confundam com psicose que é um quadro psicopatológico e portanto tem tratamento, a psicopatiaapesar de poder ser tratada com terapia, raramente isto acontece, pois o psicopata não se admite doente.

O indivíduo psicopata, é definido como uma  pessoa que usa da manipulação, intimidação, desvalorização do indivíduo e muitas vezes de  violência para controlar outras pessoas. Só desta forma, os psicoptas conseguem satisfazer as suas necessidades pessoais.

Embora se demonstrem dóceis e afáveis, fazem uso destes quesitos para aprisionar a sua vítima e manipulá-la. Fica completamente  fora de si quando algum plano seu sai do controle.

Estas pessoas são incapazes de sentir ansiedade verdadeira, a não ser quando seus planos não dão certo, não sentem culpa ou remorso em relação a suas atitudes.A psicopatia é mais comum em homens, mas pelo que posso avaliar, neles ela é mais violenta, na mulher, bem mais vingativa. Claro que existem graus variados de psicopatia.Nos casos mais leves a pessoa é fria, não se envolvendo tanto com outras pessoas,sendo egoíta e querendo sempre tudo para ela, não consegue desenvolver afeto verdadeiro pelas pessoas sejam elas, pai, mãe, irmã, vó, vô... Não conseguem se relacionar com amigos e se tem um relacionamento amoroso sentem-se donos da outra pessoa e a necesidade de manipulação total e quando o outro se desvencilia desta teia, eles se desesperam de tal maneira que quase se matam para não sentirem-se perdedores.

Já os serial killers são exemplos de um grau extremo de psicopatia,pois nem todos os psicopatas, como podemos pensar sofrem de violência aguda.

Existe o mito de que um psicopata não é passível de tratamento, o que acredito que seja... Pois em alguns momentos eles conseguem demonstrar sentimento... Apesar de pesicopatas raramente sentirem vontade de buscar tratamento,eles podem sim se beneficiar de uma psicoterapia assim como as pessoas que sofrem de outros transtornos.

Mesmo que seja muito difícil mudar comportamentos psicopatas, a terapia pode ajudar a pessoa a respeitar regras sociais e prevenir atos criminosos.
 

2 comentários:

  1. Lendo o que escreveste até me assusto, são tantos psicopatas entre nós, no nosso trabalho, na nossa família. Sempre maginei psicopatas coco serial kilers, gente violenta e com caractrísticas físicas, mas eles nos enganam. Que coisa horrível, temos que ter medo ainda maior de pessoas que se mostram dóceis. Muito medo, mas não me deixo de lhe ler sempre que posso, aprendo muito com você moça.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, para ser franca nunca gostei de gente muito quieta, muito tímida, muito humilde, tenho medo!

    ResponderExcluir