sábado, 28 de maio de 2011

EGO

O EGO é um mecanismo de defesa pelo qual se procura compensar um comportamento negativo, substituindo-o por um comportamento "aparentemente" positivo. O indivíduo busca, consciente ou inconscientemente, camuflar, reprimir os seus defeitos e fraquezas pessoais, que podem ser reais ou imaginários. Caracteriza-se pelo exagero pelo excesso das manifestações aparentemente positivas.
A pessoa então  tenta desviar a atenção dos outros destes defeitos, sejam físicos ou morais, através  de alguma característica socialmente aceita e às vezes  até exigida pelas pessoas como um comportamento adequado. Mas este comportamento é apenas uma máscara, é baseado na repressão das coisas negativas do ego que não foram trabalhadas, e assim o que se tem é apenas uma máscara e não uma pessoa de verdadeiros valores...

Sabe aquela pessoa que faz papel de bom moço, que imagina, chega a se sacrificar para ajudar alguém, se torna mártir da vida, não consegue obter dela o que deseja  em função de se sentir prejudicada pelas necessidades do outro...
Quem a ouve falando, se sente penalizado, sente a mesma dor que ela própria, acredita no que ela diz, mas tem um momento que esta máscara cai... E quando a pessoa se dá conta de que colocou todo seu imenso EGO à mostra, dá um jeito de sumir da tua vida... Talvez para que os outros não venham a saber por ti quem ela ela é...

Mas coitados... Julgam os outros por si próprios, pois pessoa de caráter, jamais sairia por aí jogando pedras em quer que seja...  É  muito fácil enxergar os defeitos nos outros.. Em nós mesmos parecem não existir.... Mas se formos analisar bem profundamente, nos daremos conta de que  aquilo que vemos como defeito no outro também pode estar em nós... Cuidado com os julgamentos!!!

Mas gente, vou falar uma coisa para vcs... Não sou normalmente enganada pelas pessoas, mas mesmo sem abaixar a guarda para uma pessoa que eu tinha certeza de que tinha um ego inflado demais, que era egoísta demais e que não tinha , me perdoem a palavra  "alma", me deixei levar e crer até o dia que descobrí que  realmente não tem!!! 

Feliz de quem descobriu a tempo e saiu fora desta teia de egoísmo e exploração!!!



É, aquele que faz o papel do bom moço., está sempre disposto a “sacrificar-se para ajudar” os outros, mesmo que para isso tenha que passar por cima de suas necessidades. Não é capaz de dizer não. Por isso, todo mártir está, quase sempre, envolvido com uma ou mais “vítimas” para serem socorridas, atendidas por ele.

Quem observa apenas a aparência, acha que ele é uma pessoa carismática, muito boa, sempre disposta a ajudar os outros. Mas, analisando a situação sem máscaras, percebe-se que o mártir bonzinho é apenas um indivíduo buscando compensar os sentimentos negativos que detêm e, por se sentir inferior aos demais devido a esses sentimentos, procura disfarçá-los fazendo tudo para os outros, para com isso ser aceito e querido por eles.
Para sermos realmente bons, é necessário aceitar e transmutar as negatividades do ego, e não simplesmente escondê-las atrás de uma máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário