sexta-feira, 29 de junho de 2012

O "X" da questão seria humanidade, mas é status

Hoje em dia a livre expressão parece estar com os dias contados, pois vá que eu escreva alguma coisa e a carapuça sirva para alguém, posso ser vitima de processo... 

Qualquer mané mete processo na gente e acaba ganhando, enquanto parece não se ter cacife para processar os grandões que mutilam a humanidade dia a dia e isto me revolta!!!

Um bacharel, quando chega ao ponto de exercer sua carreira de advogado, já está muito bem preparado e com certeza com a sua certificação da OAB nas mãos... E ele nunca é um mentiroso, e sim um bom manipulador da verdade.

E o que se diz dos médicos?  Aqueles que já saem da sua cerimônia de formatura se chamando de "doutores"? Doutor meu senhor é qualquer pessoa que faz doutorado!!! Um simples curso de medicina não te faz um doutor!!

Um médico se constrói ao longo dos anos, através da residência médica e da prática do dia a dia, e nem mesmo assim pode ser o senhor da razão  como muitos pensam.

Medicina é coisa séria, é lidar com um ser humano, é estar de mãos com o criador para juntos decidirem o que fazerem daquela vida!!!

Mas o que pude notar é que a cada dia mais se formam médicos interessados no status que esta profissão dá, quando na verdade deveriam formar pessoas de caráter ilibado e que tivessem em mente apenas o seu paciente, o seu bem estar e não só ficar passando ordens e desfilando pelos corredores onde a dor e a dilaceração é constante tanto física quanto moral.

Tenho irmã médica, cunhado, sobrinhos e não estou aqui para tirar o mérito de nenhum, aliás, tive oportunidade de assistir dois deles trabalhando e estes, não por fazerem parte da minha família, eu daria nota dez pela humanidade, o que mais está faltando ensinarem nas faculdades de medicina, isto veio deles, de seu íntimo, do seu dom verdadeiro de querer dar às pessoas o alento e ajudá-los na sua cura, em que muitas vezes boa parte passa pela humanidade dos médicos, pela confiança e carinho que neles depositam! E assim como meus familiares, conheço outros que fazem da medicina seu dom exemplar!!

Tive larga experiência dentro de hospitais... Em função do meu trabalho, zelando por pessoas  que naquele momento me tinham como único familiar e fiquei chocada com as atitudes que presenciei. Com a falta de consideração destes que deveriam estar zelando pela vida humana e não estão nem preocupados, afinal, estes são os denominados "indigentes".

Estive há pouco tempo também pelo PS Municipal cuidando de um amigo e depois de um familiar... É revoltante o estado da saúde pública neste país onde os nossos políticos gastam dinheiro público em benefício próprio e deixam pacientes por dias a fio deitados numa maca esperando, ou por um leito ou por quiçá a própria morte os encontre!!!

Daí pergunto, por onde andam os médicos? Estarão eles nos corredores acompanhando seus alunos, instigando-os para que aprendam sobre o que o paciente está passando?? Não... Por alí passam alunos, residentes fazendo as mesmas perguntas várias vezes e é claro por outras recebendo palavras duras de volta, afinal, tu estás num corredor, numa maca dura, cheio de dor, com a esperança de que aquele que deve descobrir a origem do teu mal venha para tal e na verdade eles vem apenas preencher protocolos estudantis.

E tem aqueles, que ainda estudantes se sentem como verdadeiros "deuses", que podem e sabem mais do que os outros, que te olham de cima, como se não fossem humanos como qualquer um de nós. Que mudam seu comportamento antes educado e sensível por um ar de superioridade realmente, aos meus olhos, repugnante!!!


Medicina é coisa séria, não que toda e qualquer profissão não seja, mas é mais delicado, trata diretamente com os enigmas do nosso corpo físico, com as nossas dores, mesmo as de alma.

Enquanto nestes hospitais lotados os técnicos em enfermagem fazem de tudo para poder dar um pouquinho de carinho para estas pessoas, os médicos são aquelas figuras que passam por ti e nem te olham, passam alheios às tuas dores... Que dirá te olhar nos olhos, ser condolente com aquele que sofre, e por estes fatalmente nós todos passamos.

Quantas pessoas estão trancafiadas em manicômios como se não fossem humanas, como se seus males fossem algo sobrenatural e por isto muitas vezes ignorados pelos médicos que só passam suas medicações "sossega leão" ao invés de uma boa conversa, de saber as causas, os traumas, os motivos pelos quais alí se encontram.

Quando teremos na medicina pessoas que não se interessem apenas pelo status e pela remuneração financeira?? Quando nas faculdades irão ensinar que saúde é algo que deve ser tratado como prioridade e nunca ter como primeira instância  remuneração. Deveriam honrar seu julgamento!!

Tá tudo invertido.... As ditas "assistentes sociais" dos hospitais, muitas vezes nem sabem pelo que o paciente passa, as nutricionistas passam fazendo perguntas sobre alimentação, mas quando chega no momento da mesma tu te dá conta que é tudo igual... No hospital é assim, quem dera eu nunca caia num, já caia direto no caixão... E aí falo em hospital público, em médico de saúde pública, pois se fizeres parte da parca sociedade que tem grana mesmo para um tratamento, tudo é diferente, até mesmo o cheiro dos corredores que ao invés de terem o odor da dor e do sofrimento cheiram à rosas e os pacientes são carregados no colo literalmente.

Muitas vezes nem mesmo um plano de saúde te ajuda, pois enquanto os ditos médicos, os devidos cuidadores passam ordens e se informam sobre os pacientes, muitas vezes nem sabem quem os mesmos são.

Daqui passo para o psicólogo que deveria trazer alento aos que lá se encontram, conversar, consolar, procurar trazer um pouco de tranquilidade àqueles que quando lá chegam sabem que estão nas mãos de pessoas elitistas que não se importam muito com o que sentes.

Mas agora saindo um pouco deste mundinho que deveria ser  a nossa segurança, entramos em outras profissões que para mim são tão importantes quanto ser médico... Um contabilista, que passa anos na faculdade para estar apto ao trabalho sério e tantas outras profissões importantes e que muitas vezes capacitam sem a necessidade de uma faculdade, apenas de alguma formação acadêmica e muitas vezes nem delas, assim como os higienzadores, aqueles que limpam a nossa cidade e que são olhados com impáfia e então eu pergunto: No momento de uma formatura qual a que a sociedade prioriza? A Medicina.... Para a sociedade burguesa em que vivemos o importante é o status... E além do mais um médico não erra, pois o erro dele a terra encobre.


Aqui estive eu desabafando, de repente tem mais alguém que vá de encontro ao que eu sinto, mas quem tem que assumir estas palavras SOU EU.

Será que tem algum advogado de plantão por aqui que possa defender a minha livre expressão?

5 comentários:

  1. Esse texto é de sua autoria? Alguém postou em um fórum sem dar créditos. Sei que essa pessoa é uma velha conhecida plagiadora, então procurei o texto no google e achei seu blog. Só um toque. Beijos!
    link: http://www.precisofalar.com.br/forum/temas-polemicos/o-x-questao-seria-humanidade-mas-e-status

    ResponderExcluir
  2. Sim, anônimo, este texto é meu.
    Foi escrito como os outros tantos em momentos cruciais da minha vida, tanto que pode até nem fazer sentido para algumas pessoas, mas são coisas minhas, vivências únicas. Muito triste saber que alguém o copia e nem mesmo coloca a fonte.
    Obrigada pelo toque!!

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE GOSTARIA MUITO DE EXPLICAR O FATO QUE OCORREU, RECEBI SEU TEXTO POR EMAIL E GOSTEI E COMPARTILHEI, NO EMAIL QUE RECEBI NÃO HAVIA SEU LINK, TE PEÇO DESCULPAS PELO OCORRIDO, ESPERO QUE ENTENDA E QUE ACEITE MINHAS SINCERAS DESCULPAS BJS

    ResponderExcluir
  4. Tranquilo Peri...
    Estranhei o fato de ser ocultado alguns dados pessoais no texto...
    Acontece...
    obrigada por entrar em contato!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir