quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conduta

"Não existe bondade natural. Por natureza somos egoístas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruéis, ávidos de prazeres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos." (Kant)

Então...  Hoje um tanto menos rebelde eu uso este espaço para colocar algumas coisas sobre conduta...

Como Kant nos coloca sábiamente, nossa natureza é um tanto cruel, mas a sociedade e a boa educação e ética nos moldam de acordo com os padrões adquiridos, se estes forem bons seremos pessoas de conduta virtuosa, se ao contrário forem más, seremos pessoas com conduta desviada...

Mas eu levo esta questão da conduta um pouquinho mais para as minhas vivências, pois são elas que eu conheço profundamente e é sobre elas que posso discutir e defender minha posição.

Eu ando mais atenta às coisas e pessoas... Ao que acontece à minha volta... Mais ainda atenta à conduta das criaturas com as quais convivo, e bah... É decepcionante obeservar, com o perdão da expressão, tanta "moral de cueca".... Nossa!!! Se te aprofundas um pouquinho, se usas teu tempo para analisar as pessoas com quem convives, descobrirás que não é só tu que tens defeitinhos, na realidade, todos temos alguns, só que a diferença que eu quero ressaltar aqui é tipo, eu assumo que sou uma pessoa com certos defeitos, com uma conduta que muitas vezes não condiz muito com o que aprendí ao longo da minha vida e vejo que muitas das pessoas do meu convívio também agem assim, mas tem aquelas que se sentem 'mais', que passam-nos a impressão de que tem a conduta certa sempre, mas que se fores ter um olhar mais aguçado, a criatura não vive nada daquilo que quer mostrar... Muitas vezes aquilo é só um polimento que com o tempo desgasta e acaba mostrando quem a pessoa realmente é... 

Precisamos aprender a viver de acordo com o que somos, sem tentar querer mostrar aos outros coisas que não somos, sem tentar passar aos que se espelham em nós o tradicional: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

E lembremos sempre.....

Tu podes enganar muita gente por pouco tempo;
podes enganar pouca gente por muito tempo;
mas não enganar todo mundo o tempo todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário