quarta-feira, 6 de abril de 2011

Culpa...



Culpa... Ah esta coisa me persegue há muito tempo...
Já falei na culpa aqui, ou então de ter que aprender a me perdoar... Tenho batido de frente com o perdão várias vezes últimamente, e percebí que ele pode sim fazer parte de mim... E sabem que eu havia até conseguido tirar o peso da culpa de cima de mim? Sim, já estava me conformando com a idéia de que o erro faz parte da vida, já que não somos pessoas perfeitas e sim seres incompletos... Erramos sempre em alguma coisa e erraremos ainda muitas vezes. Algumas vezes é mesmo necessário errar, ou seja tropeçar para aprender o caminho certo, pois só nos transformamos, a partir da consciência do erro.

Só que parece que minha culpa voltou a me atormentar, pois ela envolve pessoas que crêem que sou culpada pela infelicidade delas... Mas gente errar é humano! Como já falei, erramos e erraremos e aprenderemos com os erros... Tenho sim erros cometidos no passado, mas que fiz de tudo para que fossem concertados, mas quem hoje íntima e talvez inconscientemente me culpa, não quis ver o acerto... Então, seria justo eu viver em culpa? Ou melhor não viver? Sim, pois a culpa me aprisiona no passado... Um passado cheio de tristezas e de depressões que eu gostaria de conseguir apagar, mas que volta e meia vem a tona me deixando triste, mais culpada ainda por ter tentado jogar a culpa fora!!! E assim me deprimo mais uma vez e me coloco de costas para a vida!!! Justo em um momento em que eu estava colocando o equilíbrio e a realização acima de qualquer culpa existente no passado, havia deixado-a lá...

E sabem o que eu constatei? Que quem se culpa, além de muitas vezes querer jogar algum tipo de culpa por cima de outros, não consegue se perdoar e nem mesmo perdoar atitudes alheias... Isto é por demais degradante, mas percebí que é assim...

Cansada demais de viver a opressão da culpa!! Viver oprimida pela depressão e pelo medo... Sentir culpa até mesmo de ser feliz... Então a felicidade nunca se completa!!!

Será que um dia eu conseguirei matar este monstro chamado CULPA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário