terça-feira, 12 de abril de 2011

Saudade...

 Então... Sempre pensei em saudade como algo postivo, que servia para pensar em alguém, relembrar momentos, fazer a pessoa saber que sentí saudade  para mim até então era manifestar carinho mas quando sentí saudade de verdade me dei conta do quanto dói.

Quando ficamos longe de alguém que convive conosco diáriamente mesmo que por algumas horas, temos o costume de perguntar se sentiu saudade... A pessoa fica com aquela cara de caneca sem saber o que responder e acaba dizendo que sim... Mesmo que estivesse envolvido em trabalho ou em outro afazer e nem tenha lembrado de nós, mas não por ter mais ou menos carinho, e sim por estar focado no que estava fazendo. E vendo pelo ângulo de que a saudade é uma dor... Não mais perguntarei se alguém sentiu saudade minha... Não irei querer que sofram por mim... E saudade de verdade dói e muito.

Creio que crianças não sentem saudade... Pois elas não buscam o passado, nem mesmo imaginam o futuro, vivem intensamente o presente, não importando se estão com mãe, pai, tia, professora da escolinha... Elas vivem o momento e fim de papo! Já quando crescemos, deixamos esta inocência prá trás e vamos em busca de momentos saudosos do passado, nos preocupamos demais com o futuro que nem existe, pois o que na realidade existe é o presente... O presente é a nossa constante!

Saudade é  um pouco sinônimo de dor, mesmo que não o seja no dicionário, nos foi  ensinado que precisamos sentir saudade para demonstrarmos sentimento... E não é bem assim, esta crença vai limitando mais e mais a nossa vida, pois cobramos das pessoas que sintam saudade nossa... Então estimulamos o sofrimento e isto vai aniquilando com a saúde mental nossa e dos outros... Nossa quando nos damos conta que não fomos alvo de saudade realmente e dos outros quando cobramos em demasia este sentimento.

Não precisamos de momentos de saudade curtidos por pessoas que vemos a todo instante ou que convivem conosco... Deixemos esta saudade para aquelas pessoas que só vemos com os olhos do coração ou também aquelas que por um motivo ou outro não temos oportunidade de encontrar...

Se falei na saudade, na dor que causa uma saudade é porque ela está latente no meu viver...




Nenhum comentário:

Postar um comentário