domingo, 31 de outubro de 2010

Inversão de Valores


Tenho notado que a cada dia os valores estão mais invertidos...
Minha criação foi em um molde rígido nos quesitos, respeito, educação e compromisso, portanto me tornei alguém honesto, de bom caráter, delicada com as pessoas, gentil e muito, mas muito responsável e comprometida com tudo aquilo que faço, seja em questão de trabalho ou de amizade. Mas o que vejo acontecer é falta de comprometimento por todos os campos e o que mais me surpreende é que isto é valorizado nos dias de hoje!!
Pessoas sem nenhum comprometimento com nada, que transgridem regras morais são admiradas e valorizads por outras pessoas que derepente como elas tem os valores invertidos.

Tive experiências do tipo no meu antigo trabalho, por eu não fazer a política assistencialista e sim assistencial, por eu ser rígida nas regras, por tentar fazer todo o possível para que fossem respeitados os valores de decência, de comprometimento, de honestidade, me deparei com pessoas que simplesmente passaram a me considerar medíocre, e dentre elas a minha chefe!!!

Gente, isto me magoou profundamente, mas mesmo assim, não deixo de lado os valores que me foram passados na minha formação.

Já me preocupei muito em agradar os outros, muito me mutilei para ser o que as pessoas esperavam de mim, mas isto só me fez triste, por isto hoje eu não me mutilo mais, quem tiver que gostar de mim que seja pelo que sou verdadeiramente e não pelo que as pessoas desejam que eu seja.

Eu tenho um senso de justiça muito grande, portanto procuro sempre não julgar nada prematuramente, é necessário conhecer algo para podermos construir uma opinião e hoje quando exponho esta 'inversão de valores', o faço pelo que conheço, pelo que vivenciei e pelo que reconheço a cada dia de vida.

Acho triste perceber na juventude, muitas vezes a falta de cordialidade, não comprometimento, desrespeito, e aqueles que querem ser diferentes serem taxados de antiquados e subestimados entre seus amigos.

Com tudo que expus, fica fácil entender Rui Barbosa quando disse: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra a ter vergonha de ser honesto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário